terça-feira, 21 de julho de 2015
FORÇA CENTRÍFUGA X FORÇA CENTRÍPETA
"A força centrífuga é o poder de inércia real que empurra um peso para
fora do movimento curvilíneo quando o veículo estiver em uma trajetória
em curva. Esta força centrífuga aparece em todos os movimentos
curvilíneos. Ao percorrer um trecho de rodovia em curva horizontal com
certa velocidade, um veículo fica sujeito à ação desta força, que atua
no sentido de dentro para fora da curva, facilitando saídas de pista e
capotagens.
Já a força centrípeta será protagonista na mudança de direção do objeto. Objetos que se deslocam em movimento retilíneo uniforme possuem velocidade modular constante. Entretanto, se há um deslocamento em arco, com o valor da velocidade constante, haverá uma variação na direção do movimento; como a velocidade é um vetor de módulo, direção e sentido, uma alteração na direção implica em uma mudança no vetor velocidade. A razão dessa mudança na velocidade é a aceleração centrípeta. A força centrípeta é a resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular.
fonte:http://abetran.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19347&Itemid=2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Luma tudo bem? adorei o teu trabalho. Gostaria que me tirasses uma dúvida. É possível dizer que tendo um carro em uma curva, a força certrípeta é a própria força do motor?
ResponderExcluirOi Luma tudo bem? adorei o teu trabalho. Gostaria que me tirasses uma dúvida. É possível dizer que tendo um carro em uma curva, a força certrípeta é a própria força do motor?
ResponderExcluirMariza, não. A força centrípeta aparece justamente em razão de o corpo -no nosso caso, o carro- ter "entrado" em movimento retilíneio uniforme -MRU-.
Excluir