A toda ação há sempre oposta uma
reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são
sempre iguais e dirigidas a partes opostas.
A força que se estabelece entre as
rodas de um veículo e o terreno (asfalto, areia, etc.) se denomina força
de atrito. Esta força é muito importante não só para o deslocamento do
veículo, mas também para a ação de frear. O terreno exerce uma força de
atrito para frente nos pneus de um carro acelerando, então também é uma
força de atrito que a terceira lei de Newton prediz para os pneus
puxando o carro para trás do terreno.
A
intensidade da força de atrito, além de depender da massa do veículo,
depende consideravelmente do tipo de material e estado das superfícies
em contato, e das condições físico-ambientais, como a temperatura e a
umidade relativa do ar. Sem o atrito não conseguiríamos frear, ainda
mais sobre um terreno molhado ou cheio de barro onde o atrito é sempre
reduzido.
Para que essa força continue agindo
de forma eficiente, observar as condições ideais dos pneus e sua correta
calibragem tornará o veículo mais seguro e evitará desgaste prematuro
do sistema.
Havendo
más condições dos pneus a superfície de contato com o solo diminuirá
provocando uma falta de atrito, portanto, facilitando a perda de
controle do veículo. Da mesma forma que a calibragem abaixo do indicado
pelo fabricante proporcionará a perda de contato do centro pneu com o
solo. A calibragem acima do especificado implicará na falta de aderência
dos bordos do pneu no solo"
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