terça-feira, 21 de julho de 2015

TERCEIRA LEI DE NEWTON, no trânsito.

"3ª LEI DE NEWTON: Ação e Reação.

A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

A força que se estabelece entre as rodas de um veículo e o terreno (asfalto, areia, etc.) se denomina força de atrito. Esta força é muito importante não só para o deslocamento do veículo, mas também para a ação de frear. O terreno exerce uma força de atrito para frente nos pneus de um carro acelerando, então também é uma força de atrito que a terceira lei de Newton prediz para os pneus puxando o carro para trás do terreno.

A intensidade da força de atrito, além de depender da massa do veículo, depende consideravelmente do tipo de material e estado das superfícies em contato, e das condições físico-ambientais, como a temperatura e a umidade relativa do ar. Sem o atrito não conseguiríamos frear, ainda mais sobre um terreno molhado ou cheio de barro onde o atrito é sempre reduzido.

Para que essa força continue agindo de forma eficiente, observar as condições ideais dos pneus e sua correta calibragem tornará o veículo mais seguro e evitará desgaste prematuro do sistema.
 

Havendo más condições dos pneus a superfície de contato com o solo diminuirá provocando uma falta de atrito, portanto, facilitando a perda de controle do veículo. Da mesma forma que a calibragem abaixo do indicado pelo fabricante proporcionará a perda de contato do centro pneu com o solo. A calibragem acima do especificado implicará na falta de aderência dos bordos do pneu no solo" 

fonte:http://abetran.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19347&Itemid=2 

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